sábado, 1 de outubro de 2016

Melhore-se (Começando Agora!)
John C. Maxwell

Melhorias em casas e apartamentos são um grande negócio hoje em dia. Se uma visita a um departamento local de lojas de construção e decoração e outras lojas afins não convencê-lo (como um grupo, redecoração de lares gerou vendas estimadas em $197 bilhões de dólares no ano passado), então dê uma olhada na última edição do seu guia de TV.

De programas musicais como Trading Spaces a redes de tv a cabo como a TV Casa e Jardim (Home and Garden Television), todos os canais estão cheios de programação para ajudar as pessoas que tem pouca ou nenhuma experiência em construção a transformarem suas cozinhas, quartos e jardins no lugar dos seus sonhos.

Não há nada errado em tornar o seu lar em um lugar mais habitável, convidativo, atrativo ou eficiente. Mas enquanto você estiver trabalhando nisso - ou pelo menos aprendendo como fazê-lo assistindo tv ou lendo revistas - não negligencie uma outra área que você pode sempre fazer uma pequena melhoria: você mesmo.

Eu falei anteriormente sobre conceitos errados que as pessoas tinham sobre sucesso e que as impediam de alcançar seu potencial total. Eu mostrei que o segredo do sucesso não está em uma fórmula misteriosa que somente algumas pessoas podem saber. Está determinado pela sua vontade em se melhorar - todos os dias, começando hoje.

Na minha vida, eu escolho diariamente melhorar em diversas áreas fundamentais: intelectualmente, fisicamente, espiritualmente e nas minhas relações. Esses crescimentos diários não são necessariamente grandes, tomados individualmente eles parecem ser até bem pequenos. Mas, como uma vez eu ouvi um professor explicando, "Diariamente metas podem ser alcançadas fazendo coisas que inicialmente podem ser desconfortáveis mas que eventualmente virarão hábitos. E hábitos são coisas poderosas. Hábitos tornam ações em atitude e atitudes em estilo de vida."

Você pode classificar áreas de crescimento diferentes das que eu fiz. Mas as categorias que você escolher para trabalhar não são tão importantes como seu comprometimento em melhorar. Você está crescendo todos os dias? Você desenvolveu uma disciplina diária para dizer "Eu estou trabalhando nessas áreas, tenho um alvo claro e definido e uma forma de saber quando atingi o resultado desejado"?

Se você quer melhorar suas habilidades em falar em público, tornar-se um ouvinte melhor, perder peso, ser mais organizado ou avançar de alguma outra forma, aqui vão algumas sugestões sobre melhorias que irão ajudar a guiá-lo enquanto você cresce. 

1. Não tenha medo de admitir que está errado. Reconhecer seus erros prova que você está mais sábio hoje do que ontem. Se nunca admitir que está errado, estará dizendo,"Eu não estou crescendo, eu não estou mais sábio."

2. Você nunca mudará sua vida até que mude algo que faz diariamente. Esse é um grande conceito para se compreender. As pessoas sempre dizem, "Eu vou fazer algumas mudanças grandes". Minha resposta para isto é simples: alguns aspectos da vida podem precisar de mudanças significativas mas eu não preciso me importar com essas mudanças grandes. Estou mais interessado nas mudanças pequenas que planejei para fazer hoje. Crescimento pessoal começa quando você muda algo que faz diariamente - uma rotina, um hábito, uma forma de trabalhar ou interagir com outras pessoas.

Você fez alguma promessa de ano novo esse ano? Mais importante ainda, você as manteve? Uma vez eu ouvi uma estatística impressionante sobre metas anuais: 91 milhões de americanos fazem promessas de ano novo a cada ano e - aqui está a parte surpreendente - 70 milhões deles quebram esses compromissos antes do final da primeira semana.

Eu não posso indicar um estudo científico que explique por quê tantas pessoas falham nesse ponto. Mas se eu tivesse que dar um educado palpite, eu diria que há algo a fazer com a medição - ou sua falta - das resoluções. Vamos supor que sua meta é ler mais livros sobre liderança e desenvolvimento de carreiras esse ano. Que resolução parece mais fácil de manter: "Eu vou ler mais livros esse ano do que no ano passado" ou "Eu vou ler dois capítulos todos os dias"?

Quando você agrega números a uma intenção, você não está apenas atirando cegamente em um alvo incerto. Você tem o caminho certo para alcançar seu progresso, o que faz parecer que você realmente terá algum progresso a atingir. 

Este é um princípio chave para lembrar quando você estiver projetando seu próprio crescimento. Você não pode administrar o que não pode medir. Se o crescimento em determinada área é fundamental para seu sucesso, você deve achar uma forma de medir seu desenvolvimento nessa área. Do contrário, você não crescerá. 


"Se você é capaz de sonhar, você pode realizar." - Walt Disney

Nenhum comentário:

SEJAM BEM-VINDOS!

CONHEÇAM OS MEUS PENSAMENTOS E O QUE VENHO APRENDENDO AO LONGO DESSES ANOS!

FIQUEM A VONTADE PARA COMENTAREM SOBRE AS MINHAS POSTAGENS.

RECEBO CRÍTICAS E ELOGIOS PARA MEU CRESCIMENTO PESSOAL!